Da redação InvestMais – www.revistainvestmais.com.br

Em mais um dia de fuga do investidor estrangeiro da Bolsa de Valores de São Paulo, saindo dos ativos de risco em busca de alguma estabilidade em outro lugar, o resultado final do pregão da Bovespa até que foi razoável. O Ibovespa fechou em queda de 0,69%, a 65.096 pontos, mantendo-se acima da nova barreira psicológica dos 65 mil. Se olharmos para a semana passada, quando se buscava romper os 72 mil pontos, dá saudade. Mas se olharmos o pregão de hoje, em que no seu pior momento registrou queda de 1,48%, aos 64.553 pontos, há um certo conforto.

A bolsa sofre com as incertezas econômicas chinesas, que inicia um aperto ao crédito como forma de conter um pouco do crescimento e evitar a formação de bolhas no seu mercado interno. O mundo, com medo de que isso possa prejudicar os resultados globais, sai dos ativos de risco e busca refúgio nos portos seguros de sempre: títulos de governos bons pagadores, como os Estados Unidos. Para o Brasil há uma pressão extra: com a China em retração, vende-se menos commodities. E como as commodities são o principal driver da Bovespa, todos sofrem.

As ações do índice que sofreram as maiores quedas foram Klabin (PN), com queda de 3,8%, Gerdau PN, com baixa de 2,9%, Gerdau Metalúrgica PN, com queda de 2,8%, e os papéis ON e PNB de Eletrobrás também com queda de 2,8%. Mas houve ações que conseguiram se valorizar. O destaque foi Natura, com alta de 4,6%, seguida de Brasil Foods, com valorização de 2,6% e Usiminas PNA, com alta de 2,1%.

USIMINAS ON (BOV:USIM3)
Historical Stock Chart
From Jun 2024 to Jul 2024 Click Here for more USIMINAS ON Charts.
USIMINAS ON (BOV:USIM3)
Historical Stock Chart
From Jul 2023 to Jul 2024 Click Here for more USIMINAS ON Charts.