O principal índice acionário da BM&FBovespa iniciou a semana com ganhos expressivos e recorde de pontuação. Ao final da sessão, o Ibovespa marcava crescimento de 1,96%, aos 62.370 pontos, ultrapassando o último recorde de pontuação, em 30 de setembro, quando o índice atingiu os 61.517 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 5,29 bilhões. De acordo com o economista da Gradual Corretora, André Perfeito, o desempenho é reflexo da agenda econômica externa positiva, em dia de poucos indicadores.

"As vendas no varejo Europeu ficaram dentro do previsto (-0,2% na zona do euro e -0,3% na União Europeia); os PMIs do setor de Serviços vieram positivos (50,9 pontos na zona do euro; 52,1 pontos na Alemanha e 55,3 pontos no Reino Unido). E nos Estados Unidos, o ISM Serviços veio melhor do que o esperado (50,9 pontos)", disse, acrescentando que, juntos, os dados demonstram que a economia global está avançando e que ainda dá para crescer.

Ele ponderou, entretanto, que os dados econômicos positivos já começam a perder relevância sobre o otimismo dos investidores. "Esses indicadores já foram precificados. Mas são tantas notícias boas que acabam influenciando", justificou.

Perfeito destacou, no entanto, que a partir da próxima semana estão previstas as divulgações de balanços corporativos, o que poderá aguçar o sentimento de cautela dos investidores. "A partir dos balanços virão, ou não, a confirmação dos ganhos acionários."

Hoje as blue chips impulsionaram os ganhos do Ibovespa, Petrobras (PN) encerrou a sessão com alta de 0,84%, assim como Vale (PN), que avançou 1,53% e Gerdau (PN), com valorização de 3,93%.

O setor financeiro também teve desempenho significativo, os papéis (PN) do Bradesco cresceram 3,44%, assim como Itaú Unibanco, que avançaram 1,94%. O setor de varejo também merece destaque: Lojas Renner (ON) subiu 6,67%, ficando entre as maiores altas da sessão. Em seguida, a Lojas Americanas cresceu 4,24%.

No sentido oposto, as únicas companhias a figurarem entre as mais desvalorizadas da sessão foram Telemar (ON), -0,70%, e Sabesp (ON), -0,40%.

(Carina Urbanin - Agência IN)

GERDAU PN (BOV:GGBR4)
Historical Stock Chart
From Jun 2024 to Jul 2024 Click Here for more GERDAU PN Charts.
GERDAU PN (BOV:GGBR4)
Historical Stock Chart
From Jul 2023 to Jul 2024 Click Here for more GERDAU PN Charts.