Empresas brasileiras recorrem ao Google Cloud Platform para análise de dados, sustentabilidade e tecnologias nativas da nuvem, diz relatório ISG Provider Lens™

As empresas no Brasil continuam a aumentar o uso de nuvens públicas, incluindo o Google Cloud Platform (GCP), de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), um empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem 2022 para o Brasil constata que, embora os investimentos em nuvem ainda sejam menores no Brasil do que no mercado global, milhares de empresas brasileiras agora têm operações apoiadas pelo Google. Essas organizações estão distribuídas em todos os setores e tamanhos de empresas, diz o ISG.

“As empresas brasileiras agora reconhecem que uma estrutura de nuvem pode ajudar a torná-las resilientes à medida que o mercado continua a mudar”, disse Bernie Hoecker, sócio, ISG Enterprise Cloud. “Muitas empresas consideram o Google um parceiro fundamental para a tomada de decisões com base em insights de negócios avançados.”

Muitas empresas brasileiras ainda são relativamente novas no GCP, dificultando o uso de todos os recursos e recursos nativos da plataforma, diz o relatório. Isso torna os fornecedores parceiros de serviços do Google essenciais, e o ecossistema brasileiro do Google está começando a atingir uma massa crítica.

“Agora, existem parceiros do Google no Brasil para todos os tipos de estratégias de nuvem, incluindo migrações lift-and-shift e projetos de modernização total”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research.

Embora todas as três principais plataformas de nuvem de hiperescala estejam disponíveis no Brasil, as empresas as escolhem por diferentes motivos, diz o ISG. Eles geralmente recorrem ao GCP devido à experiência em análise de dados do Google, à sustentabilidade e à afinidade com arquiteturas nativas da nuvem.

Os recursos de análise do GCP ajudam as empresas a tomar decisões mais rápidas e informadas com base em dados proprietários, diz o relatório. Os compromissos verdes do Google, incluindo seu plano de operações sem carbono até 2030, se encaixam no foco crescente das empresas em minimizar seu impacto ambiental. A arquitetura escalável e combinável da plataforma a torna ideal para abordagens nativas da nuvem, como aplicativos em contêiner orquestrados por meio do Kubernetes.

O relatório examina todos os tipos de parceiros do Google que operam no Brasil, incluindo integradores de sistemas globais, fornecedores de serviços, comerciantes independentes de software, especialistas em IA e empresas de consultoria.

O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem 2022 para o Brasil avalia os recursos de 22 fornecedores em cinco quadrantes: Implementation and Integration Services, Data Analytics and Machine Learning, Managed Services, SAP Workloads e Google Workspace Services.

O relatório nomeia a Accenture como Líder em todos os cinco quadrantes. Ele nomeia Deloitte, Engineering Brasil, IPNET e SantoDigital como Líderes em três quadrantes cada. A TIVIT é apontada como Líder em dois quadrantes, e Capgemini, Gentrop, Sauter, V8 Consulting e Wipro são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, SantoDigital e Sauter são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Engineering Brasil, Gentrop, IPNET Growth Partner e Grupo V8.

O relatório ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/.

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG +1 203 517 3119 will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG Mobile: +55 11 98671 5652 thabata@mondonipress.com.br

Information Services (NASDAQ:III)
Historical Stock Chart
From Mar 2024 to Apr 2024 Click Here for more Information Services Charts.
Information Services (NASDAQ:III)
Historical Stock Chart
From Apr 2023 to Apr 2024 Click Here for more Information Services Charts.